Por muito tempo esse espaço esteve parado...
Foi criado para percorrer um determinado caminho mas acabou esquecido e abandonado na primeira curva.
Que esse caminho floresça, ainda que não siga
exatamente o traçado original.
Seja nosso (a) companheiro(a) nessa jornada, se assim o desejar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Heloisa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- obomcaminho@gmail.com

O reflexo das nossas buscas, encontros e desencontros pelos caminhos da Vida.

terça-feira, 15 de março de 2011

Como montar seu altar particular


O altar é o ponto de contato com o divino, onde a espiral de Luz desce para proteger voçê e sua família. É onde os Mestres de Luz e os anjos de Deus colocam o foco da Energia e a pessoa invoca as bênçãos dos céus. O Altar só será realmente uma porta para o céu quando consagrado para tal, quando você criá-lo e utilizá-lo para esse fim. Se não for desse modo, será apenas um bonito espaço decorativo.
A rotina diária de orações no mesmo local consagra o altar e mantém a chama espiritual acesa e a aliança estabelecida. É o lugar certo para refletirmos sobre as situações difíceis de nossas vidas, entregarmos os nossos problemas a Deus para serem transmutados e resolvidos. Uma espécie de porta de conexão com o divino dentro da nossa casa.



Um local onde podemos colocar cartas com os nossos pedidos, dias antes de queimá-las. Oramos dias e dias sobre um problema que escrevemos em um papel pedindo a solução, quando sentimos que conseguimos realmente entregar a Deus, então queimamos a carta, em uma oração. Podemos também colocar o nome, endereço e fotografias daqueles que precisam de nossas orações. Um local para levarmos todos os nossos problemas aliviando nosso fardo.


O local ideal para montar seu altar dentro de casa é em uma sala dedicada somente para ele. Como para a maioria das pessoas isto é impraticável, pode-se colocá-lo em qualquer lugar onde se tenha o máximo de privacidade para orar. Não havendo tal local, escolha um cantinho, nem que seja dentro de um guarda-roupa, o importante mesmo, é que você monte seu altar. A posição ideal para coloca-lo é de costas para o leste. Assim, ao orar, estaremos de frente para o leste, de onde nasce o Sol.


O material ideal para uma mesa de altar é o mármore ou a pedra, que representam a força e o poder, mas você poderá usar o que tiver a sua disposição no momento. Faça uma espécie de base, com uma toalha, um lenço ou uma bandeja, sobre a qual poderá colocar uma taça com água, velas (coloridas ou brancas, a sua vontade – mas sempre tome cuidado: use um suporte adequado para sua segurança), incensos, imagens, flores (naturais ou artificiais), pedras, fotos de pessoas que sejam importantes para você; enfim, o altar deve ser belo aos seus olhos e conter tudo aquilo que lhe traga confiança, serenidade e inspire fé.
.
.......
......
Se for possível, tenha um banquinho, um tapete, uma almofada, algum lugar que sirva para você sentar enquanto reza ou medita junto a seu altar. De preferência essa almofada deve servir apenas para isso e ser usada apenas por você. Guarde-a quando não estiver usando (pode ser ao lado ou atrás do altar).
Não esqueça de manter seu altar sempre limpo e com flores frescas, se optar por usar as naturais. Não deixe água velha e parada no seu altar. Se precisar ficar longe dele por algum tempo, esvazie todos os recipientes que contenham água e deixe sua vela apagada.

Que as boas energias lhe acompanhem!

Atualização:
Nesse link vocês poderão encontrar algumas ideias bem legais!
Ah! e tem um pequeno vídeo ensinando a fazer um oratório com material reciclado.


.

19 comentários:

Natalia Furtado disse...

Olá, queria saber se posso colocar esse altar no quarto em que eu durmo com meu marido, sóq ue tenho medo de desenergizar pelo fato de termos relações sexuais nesse mesmo quarto. Não tenho outro local para colocar, pois outras pessoas mexerão, msm q eu não as veja fazendo isso. Desculpa, mas sei q o farão.

Grata

Anônimo disse...

Olá, Natalia
O ideal é que o altar não fique no quarto do casal, mas se não há outro local utilize seu quarto mesmo. As relações sexuais de um casal que se ama não "desenergizam", pelo contrário, reforçam a sua força feminina. Meu conselho, se me permite, é que faça um altar bem singelo, sem muitos apetrechos, para não interferir demais com a função principal do ambiente (que é ser um quarto de casal).
Um grande abraço pra vc!
Heloisa

blogger disse...

Ola bom dia,quero montar um lugazinho como flores para as fadinhas,só que precisa ser em meu querto pois la tem mai luz e não tenho sala,como poderi fazer?

Anônimo disse...

Em resposta a sua questão, sugiro que monte seu pequeno "altar" num vasinho de plantas (se puder ser um vasinho de flores, tipo azaléas, melhor). Use pequenas pedras, alguns enfeites que lhe agradem, mas nada muito pesado ou artificial - elementais são atraídos por materiais in natura.
Cuide da plantinha mas quando for necessário, troque-a por outra (em geral essas plantas dentro de casa não sobrevivem por longos períodos).
Faça algo bem singelo, não esqueça que o quarto é seu e não de suas "fadinhas", elas devem ser visitantes e não moradores, entendeu?
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Heloisa

Anônimo disse...

Salve!

Unknown disse...

Boa Tarde.
Gostaria de saber se no altar posso colocar produtos artificiais como velas eletrônicas, flores artificiais etc.

Anônimo disse...

A questão do uso de elementos artificiais num altar é controversa. Posso apenas te oferecer a minha perspectiva: um dos altares pessoais mais poderosos que já vi era composto por uma série de elementos artificiais; no meu altar não utilizo nada artificial.
Como cada altar é a expressão de uma determinada pessoa, talvez a melhor forma de montá-lo seja olhando com mais atenção pra vc e sua própria devoção.
Deixa explicar rapidamente: aquele altar poderoso que falei antes foi montado por uma pessoa que tinha uma devoção muito especial, dirigida (focada mesmo) a um determinado santo. A relação era com o “santo”, o que importava pra ela era ter um lugarzinho pra conversar em particular com o seu santo. Os elementos decorativos não importavam muito, eram apenas complementos, então podiam ser qualquer coisa (eram uma imagem pequena do santo, singelas flores de plástico e uma lâmpada acesa). Pra essa pessoa, bastava.
Eu preciso ter “coisas vivas” no meu altar; preciso de flores, frutas, plantas, que tenham tempo de validade, que morram e precisem ser substituídas. A minha relação é com a Natureza, com o Tempo, com os Ciclos da Vida – preciso deles no meu altar.
Gosto de arrumar o meu altar periodicamente, deixa-lo exuberante, e vê-lo pouco a pouco ir “morrendo”, suas flores caindo, as frutas murchando, a água secando. Passo por ele todos os dias e me enxergo como parte desse processo... Até que num certo momento (que não tem data nem hora definidos) decido que chegou a hora de renascer, de limpar tudo, de trocar os elementos, e passo algum tempo fazendo isso e me renovando ao mesmo tempo que renovo o altar.
Entendeu que o altar é uma relação tua com alguma coisa, e como toda relação é vc que constrói as bases?
Tomara que te ajude!
Fique bem.
Heloisa

jadson padilha disse...

Nossa. Minha dúvida era essa por anos.
Obrigado por responder a Natália,e tirar minha dúvida.

Unknown disse...

Posso fazer um altar atrás da porta de entrada da minha casa?

O Bom Caminho disse...

Olá!
Atrás da porta não é o melhor lugar. Veja se é possível fazer acima da porta.Se não for possível, retorne o contato e (se quiser, claro) informe qual seria a força geradora que vc pretende construir nesse altar - aí podemos tentar encontrar um caminho.
Heloisa

Moises Oliveira disse...

Vi várias formas de se ter um altar no meu caso é um lugar de oração que também teria uma pequena mesala
E uma Bíblia mais meu quarto é pequeno.

Faa disse...

Olá
Posso fazer um altar no meu abrigo que fica aos fundos da minha residência junto a lavanderia.?

O Bom Caminho disse...

Moises Oliveira
bom... acho que vc é o "anônimo" do altar atrás da porta, então vamos lá.
Seu quarto é pequeno e vc pretende ter poucos elementos no seu altar - apenas um ponto focal para as suas orações. Sendo assim, sugiro que vc faça o altar atrás da porta numa espécie de "armário" (que pode ter uma portinha para fechá-lo ou mesmo uma cortina). Quando vc estiver em oração, a porta do seu quarto estará fechada e a do seu altar, aberta. Dessa forma, o ambiente sagrado do altar fica resguardado de olhares e energias que possam circular no seu quarto.
Fique bem!
Heloisa

O Bom Caminho disse...

Faa
pelo que vc relatou, nada impede de fazer seu altar no abrigo. Minha sugestão é que fique atenta às questões de segurança, caso vá acender velas nesse local.
Fique bem!
Heloisa

claudia granado disse...

Ola gostaria de montar um altar ecumenico com simbolos de algumas religiões que me identifico porém o unico lugar mais reservado que tenho é proximo a escada que vai para os quartos não seria bem embaixo mas quase.O que poderia fazer para melhorar

Daniele disse...

Posso colocar fotos de entes queridos vivos e entes queridos q já desencarnaram no meu altar?

O Bom Caminho disse...

Claudia Granado
embaixo da escada não é o melhor lugar... porém vc disse que não é bem embaixo. Seja como for, sugiro que vc monte seu altar ecumênico dentro de um oratório, ficará mais protegido e ainda poderá contribuir para a decoração. Há lindas peças em madeira ou mdf, cruas, que vc pode decorar a seu gosto, colocando suas energias ainda durante o processo.
Acho muito legal o "processo de construção" de qq coisa que fará parte de um altar: bordar ou pintar uma toalhinha, decorar um castiçal ou um oratório. Cada movimento vai impregnando a peça da nossa energia, que junto aos "elementos mágicos", passarão a irradiar a partir desse altar.
Fique bem!
Heloisa

O Bom Caminho disse...

Daniele
EU, particularmente, não gosto e não uso fotos de entes desencarnados em altares. E, acima de tudo, não misturaria fotos de entes vivos e desencarnados no mesmo espaço. Cultuo os desencarnados em locais próprios, do lado de fora da casa (ou numa igreja, num cruzeiro das almas, num templo que tenha espaço pra isso). São energias diferentes e não as misturo.
Acho bacana vc ter uma prateleira com fotos dos seus ancestrais e dos seus descendentes, em diferentes idades e fases da vida e do mundo - mas não num altar.
Tudo de bom!
Heloisa

Anônimo disse...

Em qual altura devo montar meu altar???