Por muito tempo esse espaço esteve parado...
Foi criado para percorrer um determinado caminho mas acabou esquecido e abandonado na primeira curva.
Que esse caminho floresça, ainda que não siga
exatamente o traçado original.
Seja nosso (a) companheiro(a) nessa jornada, se assim o desejar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Heloisa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- obomcaminho@gmail.com

O reflexo das nossas buscas, encontros e desencontros pelos caminhos da Vida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lugares: São Tomé das Letras


Localizada no alto de uma montanha de pedra, a mais de 1440 metros de altitude, na região sul de Minas Gerais, São Thomé das Letras é considerada uma das cidades mais místicas do Brasil.

A lenda que deu origem a toda a história da cidade conta que João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região.

Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria. Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira.
João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado.


A cidade também desfruta de um grande potencial ecológico, com diversas cachoeiras, grutas e uma rica fauna e flora.

A cidade de São Thomé das Letras foi reconhecida oficialmente pela Embratur e pelo Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo como município de alto potencial turístico do Estado de Minas Gerais. Ainda faz parte da Estrada Real, antiga rota do ouro.
 


As lendas e histórias formam um clima esotérico na cidade, tornando-a conhecida como a cidade mística do Brasil, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.



Evento

Caldeirão das Feiticeiras

Dias:  20, 21 e 22 de maio
São Thomé das Letras

Hospedagem com Pensão Completa - R$ 290,00



São Tomé das Letras é um dos lugares mais fascinantes que já conheci. As coisas simplesmente acontecem, ainda que você não procure por elas. A energia das pedras, associada às águas, produz uma sensação de bem-estar e vigor. A sensibilidade fica à flor da pele e cada paisagem, amanhecer ou pôr do sol, parecem trazer uma mensagem nova, que atinge cada um de forma diferente, como querendo dizer-lhe o porquê de estar ali. É uma experiência que vale a pena ser vivida, pelo menos uma vez. Estou esperando a hora de voltar, até porque, agora, certas coisas fazem muito mais sentido do que fizeram há vinte anos atrás.

Heloisa

Nenhum comentário: